Escala: 1/32
A
montagem do carro é muito simples como já se esperava. Só não consegui limpar
as rebarbas na borracha dos pneus, o que está a estragar o efeito final.
Aproximei um fósforo de um dos pneus e não só queimou parte da rebarba como já
estava a começar a arder o pneu todo. Nada recomendável.
As
alterações que fiz foram “corroer” o guarda-lamas da frente lado esquerdo,
deixar pendurado o farol desse lado, torcer o espelho retrovisor e abrir dois
furos na mala para os parafusos que deveriam segurar a pega em falta.
Como
só encontrei fotos do interior do Toyopet Crown de 1955 em azul, desisti da
ideia de o pintar de verde-esmeralda.
The kit
assembly is straightforward as expected. I just couldn’t handle with the flash
on the rubber tires. Tried with the flame of a match, soon not only part of the
flash was gone as the tire started to burn. I always wanted to say this: “Don’t
try this at home!”
The few
changes I made consisted in corroding the mudguard on front-left, drill a hole
so I could set the left light out of place, bend the left rear mirror
(actually… it just happened…) and drill tow holes on the trunk allegedly to
hold in place the missing handle.
As I could only find photo references for a blue
model, I gave up of the green-emerald as initially planned.
O
carro foi deixado ao tempo, a pintura estará muito desgastada, com o aço
exposto e ferrugento. A
técnica que escolhi para a pintura com descasque foi a do sal. As fotos mostrarão
o método que é muito simples. Planeei 3 camadas de pintura. A primeira será a
ferrugem, a segunda o primário e a terceira a pintura de acabamento. Cada uma
delas (à excepção o primário) com várias tonalidades. A ferrugem varia de cor
com o tempo de exposição. A pintura de acabamento vai desvanecendo queimada
pelo sol e pelos elementos.
Perdi-me
um pouco neste processo e apliquei mais do que 3 camadas tendo como
consequência mostrar depressões na superfície da última pintura, sinais de
pedaços de tinta das demãos anteriores em falta. Uma descoberta acidental que
poderá interessar a quem se dedica ao modelismo naval.
In my story
the car was left outside with just a canvas over and the car over four wooden
blocks to spare the suspension from wear.
The weathering
technique I chose was the one with salt, it’s so easy. I believe the photos are
self-explanatory. I planned 3
layers of paint. The first would be the rust, the second the primer and the
last the finishing blue. Each of this layers would be in several shades of the
same colour to depict rusting with different ages and with the blue the
bleaching form the weather.
I have to
admit I got lost in the process and applied more than 3 layers proved to be a
mistake. It was starting to show over the last layer the depressions of the
flaking underneath. An accidental discover of something that might interest to
those dedicated to ship modelling.
O
MÉTODO DO SAL
Sal
refinado ou grosso, conforme o efeito desejado.
Água
Uma
trincha
THE SALT METHOD:
Refined salt (table salt) or sea salt (the lumpy one)
Water
A flatbrush
Chegada
a altura, limpei o sal debaixo da torneira. O aspecto ficou convincente, na
minha opinião.
When
everything dried I removed the salt under running water
CONCLUSÕES:
É um método fácil de realizar, mas
difícil de controlar o pretendido. Há que retocar a pincel no final.
Reparei que não se deve molhar muito
a superfície para não dissolver o sal e fazer uma pasta.
CONCLUSIONS:
It is a very easy method, but hard to control. There will
be always the need for retouches with paint on a brush.
Noticed it is not advisable to wet too much as it dilutes
the salt and cakes the surface.
Não eram necessárias tantas voltas, tantas camadas. Admito que não sabia o que fazia, apenas o que o resultado que pretendia. Foi libertador experimentar sem preocupações. Caso desse para o torto podia sempre remover e começar de novo.
There was no need for so much turns and layers. I have to admit I was't knowing what was i doing, just kenw what result I was looking for. It was liberating to experiment without fear, as I could always reverse the process wiping out the paint.
Viva Carlos.
ResponderEliminarVê este tutorial para limpar rebarbas dos pneus. Funciona muito bem!
http://italianhorses.net/Tutorials/TireScuff/tires.htm
Esta parte consegui resover exactamente desta forma, perdi parte do rasto, mas ficaram uns pneus carecas, bem adqeuado à cena. Refiro-me à rebarba na parte do pneu que une à jante. É uma mebranazinha muito pequena que não consguia sequer agarrar. Mudei a lâmina no bisturi, mas não conseguia agarrar para cortar.
ResponderEliminarTenho mais kits da mesma marca e nenhum tem este problema. Foi azar meu.
Obrigado pela dica.
Cpts
Carlos