segunda-feira, 11 de março de 2013

SONHOS COM SUCATA PARTE 3 / DREAMS WITH GRANDPA OLD CAR PART 3



Escala: 1/32
A montagem do carro é muito simples como já se esperava. Só não consegui limpar as rebarbas na borracha dos pneus, o que está a estragar o efeito final. Aproximei um fósforo de um dos pneus e não só queimou parte da rebarba como já estava a começar a arder o pneu todo. Nada recomendável.
As alterações que fiz foram “corroer” o guarda-lamas da frente lado esquerdo, deixar pendurado o farol desse lado, torcer o espelho retrovisor e abrir dois furos na mala para os parafusos que deveriam segurar a pega em falta.
Como só encontrei fotos do interior do Toyopet Crown de 1955 em azul, desisti da ideia de o pintar de verde-esmeralda.
The kit assembly is straightforward as expected. I just couldn’t handle with the flash on the rubber tires. Tried with the flame of a match, soon not only part of the flash was gone as the tire started to burn. I always wanted to say this: “Don’t try this at home!”
The few changes I made consisted in corroding the mudguard on front-left, drill a hole so I could set the left light out of place, bend the left rear mirror (actually… it just happened…) and drill tow holes on the trunk allegedly to hold in place the missing handle.
As I could only find photo references for a blue model, I gave up of the green-emerald as initially planned.   
 

O carro foi deixado ao tempo, a pintura estará muito desgastada, com o aço exposto e ferrugento. A técnica que escolhi para a pintura com descasque foi a do sal. As fotos mostrarão o método que é muito simples. Planeei 3 camadas de pintura. A primeira será a ferrugem, a segunda o primário e a terceira a pintura de acabamento. Cada uma delas (à excepção o primário) com várias tonalidades. A ferrugem varia de cor com o tempo de exposição. A pintura de acabamento vai desvanecendo queimada pelo sol e pelos elementos.
Perdi-me um pouco neste processo e apliquei mais do que 3 camadas tendo como consequência mostrar depressões na superfície da última pintura, sinais de pedaços de tinta das demãos anteriores em falta. Uma descoberta acidental que poderá interessar a quem se dedica ao modelismo naval.
In my story the car was left outside with just a canvas over and the car over four wooden blocks to spare the suspension from wear.
The weathering technique I chose was the one with salt, it’s so easy. I believe the photos are self-explanatory.  I planned 3 layers of paint. The first would be the rust, the second the primer and the last the finishing blue. Each of this layers would be in several shades of the same colour to depict rusting with different ages and with the blue the bleaching form the weather.
I have to admit I got lost in the process and applied more than 3 layers proved to be a mistake. It was starting to show over the last layer the depressions of the flaking underneath. An accidental discover of something that might interest to those dedicated to ship modelling.
 
O MÉTODO DO SAL
Sal refinado ou grosso, conforme o efeito desejado.
Água
Uma trincha
THE SALT METHOD:
Refined salt (table salt) or sea salt (the lumpy one)
Water
A flatbrush
Chegada a altura, limpei o sal debaixo da torneira. O aspecto ficou convincente, na minha opinião.
When everything dried I removed the salt under running water
 
CONCLUSÕES:
É um método fácil de realizar, mas difícil de controlar o pretendido. Há que retocar a pincel no final.
Reparei que não se deve molhar muito a superfície para não dissolver o sal e fazer uma pasta.
CONCLUSIONS:
It is a very easy method, but hard to control. There will be always the need for retouches with paint on a brush.  
Noticed it is not advisable to wet too much as it dilutes the salt and cakes the surface.
Não eram necessárias tantas voltas, tantas camadas. Admito que não sabia o que fazia, apenas o que o resultado que pretendia. Foi libertador experimentar sem preocupações. Caso desse para o torto podia sempre remover e começar de novo.
There was no need for so much turns and layers. I have to admit I was't knowing what was i doing, just kenw what result I was looking for. It was liberating to experiment without fear, as I could always reverse the process wiping out the paint.  
 
 
 
 


2 comentários:

  1. Viva Carlos.

    Vê este tutorial para limpar rebarbas dos pneus. Funciona muito bem!

    http://italianhorses.net/Tutorials/TireScuff/tires.htm

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  2. Esta parte consegui resover exactamente desta forma, perdi parte do rasto, mas ficaram uns pneus carecas, bem adqeuado à cena. Refiro-me à rebarba na parte do pneu que une à jante. É uma mebranazinha muito pequena que não consguia sequer agarrar. Mudei a lâmina no bisturi, mas não conseguia agarrar para cortar.
    Tenho mais kits da mesma marca e nenhum tem este problema. Foi azar meu.
    Obrigado pela dica.
    Cpts
    Carlos

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