segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

PAN, A RESIN FIGURE IN 32mm



Pã (Lupércio ou Lupercus em Roma) é o deus dos bosques, dos campos, dos rebanhos e dos pastores na mitologia grega. Reside em grutas e vaga pelos vales e pelas montanhas, caçando ou dançando com as ninfas. É representado com orelhas, chifres e pernas de bode, amante da música, traz sempre consigo uma flauta. É temido por todos aqueles que necessitam atravessar as florestas à noite, pois as trevas e a solidão da travessia os predispunham a pavores súbitos, desprovidos de qualquer causa aparente e que eram atribuídos a Pã; daí o termo "pânico".

Os latinos chamavam-no também de Fauno e Silvano e tornou-se símbolo do mundo por ser associado à natureza e simbolizar o universo.

Em Roma, chamado de Lupércio, é o deus dos pastores e de seu festival, celebrado no aniversário da fundação de seu templo, denominado de Lupercália, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Pã é associado com a caverna onde Rômulo e Remo foram amamentados por uma loba. Os sacerdotes que o cultuavam vestiam-se de pele de bode.

Nos últimos dias de Roma, os lobos ferozes vagavam próximos às casas. Os romanos então convidavam Lupercus para manter os lobos afastados.

Pã apaixonou-se por Syrinx, que rejeitou com desdém o seu amor, recusando-se a aceitá-lo como seu amante pelo facto de ele não ser nem homem, nem bode.

Pã então perseguiu-a, mas Syrinx, ao chegar à margem do rio Ladon e vendo que já não tinha possibilidade de fuga, pediu às ninfas dos rios, as náiades, que mudassem a sua forma. Estas, ouvindo as suas preces, atendem o seu pedido a transformando em bambu. Quando Pã a alcançou e a quis agarrar, não havia nada, excepto o bambu e o som que o ar produzia ao atravessá-lo.

Quando, ao ouvir este som, Pã ficou encantado, e resolveu então juntar bambus de diferentes tamanhos, inventando um instrumento musical ao qual chamou syrinx, em honra à ninfa. Este instrumento musical é conhecido mais pelo nome de flauta de pã, em honra ao próprio deus.

Pã teria sido um dos filhos de Zeus com sua ama de leite, a cabra Amalteia. Seu grande amor no entanto foi Selene, a Lua.

http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A3_(mitologia)



One of the famous myths of Pan involves the origin of his pan flute, fashioned from lengths of hollow reed. Syrinx was a lovely water-nymph of Arcadia, daughter of Landon, the river-god. As she was returning from the hunt one day, Pan met her. To escape from his importunities, the fair nymph ran away and didn't stop to hear his compliments. He pursued from Mount Lycaeum until she came to her sisters who immediately changed her into a reed. When the air blew through the reeds, it produced a plaintive melody. The god, still infatuated, took some of the reeds, because he could not identify which reed she became, and cut seven pieces (or according to some versions, nine), joined them side by side in gradually decreasing lengths, and formed the musical instrument bearing the name of his beloved Syrinx. Henceforth Pan was seldom seen without it.

http://en.wikipedia.org/wiki/Pan_(god)

Not much to comment. Base done with pine tree bark, a free material that gives a very interesting texture to represent sediment rock. 
Now that I finished I realised I could have cut the wings in resin to the fayries and replace them by acethate.
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Pouco há a comentar. A base foi construida com casca de pinheiro, um material fácill de arranjar e que representa muito bem rocha sedimentar.
Depois de ter concluído a pintura, lembrei-me que as asas das fadas teriam ficado melhores em acetato.










quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

STEAMPUNK ALICE IN WONDERLAND - MAD HATTER - PART 2



A little personnal note. I'm one of those modelers that start projects and leave them on the shelves on standby. Last December after a "WHAT'S ON YOUR WORKBENCH NOW?" an event of a group of modelers MODELISMO  I realised to have some 20 WIPs. I might have broken the record, but there were others suffering from the same "ilness". This lead to a joke and a cartoon about KITAHOLICS ANONYMOUS, and an imaginary therapy group for compulsive buyers that build nothing or seldom finish in due time a project.
 ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
Uma nota pessoal. Sou um desses modelistas que começam projectos e depois os deixam na prateleira à espera de inspiração para os concluir. No passado dezembro, depois de mais um " QUE TENS NA BANCADA NESTE MOMENTO?", um evento no facebook do grupo MODELISMO, Apercebi-me que tinha mais de 20 projectos "pendurados". Bati  o recorde, mas não era o único nesta situação.
Perante o espanto e incompreensão de uns e o reconhecimento de outros que isto "não era vida". De uma piada entre dois modelistas surgiu o cartoon KITAHOLIC ANONYMOUS (VICIADOS EM KITS), um imaginado grupo de terapia para compradores compulsivos de kits, que não os constroem ou deixam por acabar.
 https://www.facebook.com/groups/521957691148121/


 

So an event was launched lasting the first three months of this year aiming to motivate me and fellow modellers to finish at least three projects.
26 GO +3MAYBE
Some are really participating, others checked-in showing the works they plann to finish, but others didn't even checked in. We're having fun and taking advantage of the situation in a humourous way.
Back to Alice in Wonderland or Mad Hatter.
The figure is painted and assembled. Now I'm on final stages of building the base.  
//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Assim surgiu a ideia de outro evento lançado em janeiro deste ano e com duração de 3 meses, destinado a motivar os modelistas na mesma situação que eu a concluir pelo menos 3 projectos.
26 VÃO + 3 TALVEZ
Alguns estão de facto a trabalhar, outros fizeram o 2check-in" , mostrando os trabalhos que pretendiam acabar e outros nem check-in fizeram. Se bem que com poucos participantes, a acção está a surtir efeito. Ver outros a acabarem trabalhos contagia e anima.
De volta a Alice no país das maravilhas ou Mad Hatter (chapeleiro louco).
A figura está pintada e as peças coladas. Estou agora na fase final da construção da base.

   

Alice becomes the Mad Hatter in this version / Alice é o chapeleiro louco nesta versão











The hat is a steam propelled robot. I tried to paint it in a way that it isn't degraded, but anyhow being a steam machine, has some weathering.

//////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
O chapéu é um robot a vapor. Tentei pintar o chapéu de uma forma que não eseja degradado, mas sendo uma máquina a vapor, tem alguma patine.


Reference photos I found and helped me to design the set
 Imagens que usei como inspiração para desenhar a base. 

Looked for a "floating" set as a way to stress the layers of the story and the change of scales

Tentei criar uma base que flutue. A história de Alice no País das Maravilhas contém sobreposições de mundos e de escalas, tudo muito volátil e difuso. 


Mushrooms made of modelling clay

Os cogumelos em fase de construção com massa de modelar
 
 

Setting the scene
 ensaiando o efeito das peças na composição da cena








The mushrom details built with insulating foam glued with white glue

 As lamelas dos cogumelos são feitas com espuma usada para isolamento sonoro debaixo do parquet


A test fit of the roof showed some errors I had to correct

 Ensaio do telhado sobre a casa no tronco da árvore.  O tronco estava talvez demasiado curto e o telhado não assenta como deveria









To add surrealism to the scene, the trek is paved with shinning tiles

Para  dar um toque surrealista à cena, o caminho está pavimentado com mosaicos encerados


////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
14.09.2015 - FOTOS NOVAS // NEW PHOTOS