quarta-feira, 24 de abril de 2013

SONHOS COM SUCATA PARTE 9 / DREAMS WITH GRANDPA OLD CAR PART 9


Este projecto está quase concluído. Faltam alguns retoques na pintura das figuras e colá-las com rubber cement, uma cola flexível que não danifica as superfícies.
Tentei pintar as figuras com acrílicos, mas não me ajeito com a técnica. Descobri por mero acaso a existência de tintas de óleo solúveis em água. Têm as mesmas propriedades que as regulares, só que não necessitam de terebentina ou diluente. O cheiro é muito discreto, para não dizer inexistente. Quando muito diluídas, têm um acabamento baço.
Tal como os óleos clássicos, levam tempo a secar, por isso tenho de fazer uma pausa para as poder manipular.
A lona que tapava o carro é uma folha de alumínio de uma garrafa de champanhe. É mais fina que as folhas de chumbo das garrafas de vinho e mais dúctil. Tentei dar-lhe brilho para reproduzir uma lona de oleado. Quase fiz a asneira de a pintar numa cor forte (amarelo), mas felizmente recebi uma crítica muito assertiva da esposa, que já não faz modelismo, mas não perdeu o jeito. A cor cinza esverdeada torna-a discreta, para que se acentue o “diálogo entre a figura da moça acocorada e o azul texturizado do carro. A cerejeira como elemento vertical de contraponto.
 This project is almost finished. Missing some retouch and glue the figures in place with rubber cement.  
Tried to paint the figures with acrylics but I cannot control the technique yet. By chance I discovered the existence of oil paints water soluble.  No smelly and hazardous solvents and the odour of the paints is minimal, almost nonexistent. The properties are the same, including the slow drying process. I found out that when highly diluted to a watercolour consistence they get matt.
The canvas that covered the car is the wrapping of a champagne cork. It is more thin and flexible than lead covering cork in wine bottles. I tried to give it the appearance of a waterproof canvas. Almost screwed up by panting it with a strong colour (yellow) but fortunately my wife advised me otherwise and in spite of no longer modelling she’s still very sharp.  The greyish green tone is more discreet allowing the “dialogue between the bright strong colours of the squawking girl and the strong blotch of colour of the car. The cherry tree acts as the vertical element that balances the composition.


 
 

 






 
 

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