Este
projecto está quase concluído. Faltam alguns retoques na pintura das figuras e
colá-las com rubber cement, uma cola flexível que não danifica as superfícies.
Tentei
pintar as figuras com acrílicos, mas não me ajeito com a técnica. Descobri por
mero acaso a existência de tintas de óleo solúveis em água. Têm as mesmas
propriedades que as regulares, só que não necessitam de terebentina ou diluente.
O cheiro é muito discreto, para não dizer inexistente. Quando muito diluídas, têm
um acabamento baço.
Tal
como os óleos clássicos, levam tempo a secar, por isso tenho de fazer uma pausa
para as poder manipular.
A
lona que tapava o carro é uma folha de alumínio de uma garrafa de champanhe. É
mais fina que as folhas de chumbo das garrafas de vinho e mais dúctil. Tentei
dar-lhe brilho para reproduzir uma lona de oleado. Quase fiz a asneira de a
pintar numa cor forte (amarelo), mas felizmente recebi uma crítica muito
assertiva da esposa, que já não faz modelismo, mas não perdeu o jeito. A cor
cinza esverdeada torna-a discreta, para que se acentue o “diálogo entre a
figura da moça acocorada e o azul texturizado do carro. A cerejeira como elemento
vertical de contraponto.
Tried to paint
the figures with acrylics but I cannot control the technique yet. By chance I
discovered the existence of oil paints water soluble. No smelly and hazardous solvents and the odour
of the paints is minimal, almost nonexistent. The properties are the same,
including the slow drying process. I found out that when highly diluted to a
watercolour consistence they get matt.
The canvas
that covered the car is the wrapping of a champagne cork. It is more thin and
flexible than lead covering cork in wine bottles. I tried to give it the appearance
of a waterproof canvas. Almost screwed up by panting it with a strong colour
(yellow) but fortunately my wife advised me otherwise and in spite of no longer
modelling she’s still very sharp. The
greyish green tone is more discreet allowing the “dialogue between the bright
strong colours of the squawking girl and the strong blotch of colour of the
car. The cherry tree acts as the vertical element that balances the composition.
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